Você sabe o que é uma fintech? Conheça essa nova tendência

Empresas de tecnologia vêm revolucionando o cenário até então dominado por grandes bancos, e se mostram bons e seguros investimentos

Da Redação


As fintechs estão dominando o mundo financeiro ao oferecerem facilidades por meio da tecnologia. Provavelmente, você utiliza o serviço de alguma delas mesmo sem saber! Basicamente, fintech é uma empresa que opera otimizando processos utilizando tecnologia de ponta, buscando desburocratizar e acelerar serviços que eram feitos somente pelos grandes bancos. O nome vem da união das palavras inglesas financial (fin) e technology (tech), traduzido literalmente para tecnologia financeira. O uso cada vez mais frequente de dinheiro digital, em detrimento de moeda física, é um grande indicativo de que algo está mudando em relação ao uso do dinheiro, e esse espaço tem sido bem ocupado pelas fintechs.

Geralmente, as fintechs oferecem diversos produtos como conta digital, cartão de crédito, empréstimos, investimentos, entre outros. A diferença entre elas e os bancos tradicionais que também oferecem estes serviços está no fato de operarem com custos mais baixos, por não utilizarem estruturas físicas como agências, o que acaba impactando positivamente nas taxas cobradas, atraindo mais clientes. 

A facilidade de acessar sua conta, ou até mesmo de abrir uma conta sem burocracia, além de realizar transações bancárias de qualquer lugar por meio de um smartphone, por exemplo, também são fatores importantes. Por investirem bastante em tecnologia, as fintechs tendem a entregar melhores serviços digitais, como aplicativos mais intuitivos e mais proximidade com os usuários, por eliminarem intermediários físicos e pautarem-se mais em UX (user experience). 

Mas tantas vantagens podem suscitar dúvidas, como quanto à segurança das operações. Afinal, é seguro investir em fintechs? Como todo investimento, é necessário pesquisar bem antes de colocar seu dinheiro, e isso vale para qualquer aplicação. E são muitas opções nesse mercado. Para se ter uma ideia de quão grande ele é e como evolui rapidamente, só no Brasil há mais de 2.300 fintechs atuando, sendo que, no período de dezembro de 2020 a dezembro de 2021, surgiram 424 novas empresas, de acordo com dados do estudo Inside Fintech, da consultoria de inovação aberta Distrito.

E este mercado movimenta muito dinheiro. O Brasil figura no terceiro lugar entre os países que mais receberam investimentos no mundo todo, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido, e as ações das maiores fintechs brasileiras apresentam ótimos crescimentos. A abertura de ações nas bolsas de fintech unicórnio, chamadas assim aquelas que têm valor maior que US$ 1 bilhão, é um sinal da dimensão deste mercado. A inovação que produzem, aliada ao potencial de crescimento em um mercado cada vez mais exigente, é o motor deste sucesso.

Portanto, existe muito potencial para investimento em fintechs. Apesar de ainda haver alguns impeditivos como falhas na legislação nacional, o cenário é animador. Conhecer bem a empresa onde se pretende investir e as tendências de mercado são conhecimentos básicos para poder se dar bem e investir com segurança. A facilidade de poder investir a qualquer momento e de qualquer lugar, seja usando um celular barato ou caro, torna esse processo ainda mais interessante.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!